ÀS SEXTAS-FEIRAS, PRESENÇA OBRIGATÓRIA! ;)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

E se todos os problemas ...


"E se todos os problemas do mundo pudessem ser resolvidos com um simples abraço?

Na verdade, todos os problemas do mundo podem ser resolvidos com um simples abraço..."

Pedras Grandes


Um consultor, especialista em ‘Gestão do Tempo’, quis surpreender a plateia durante uma conferência.
Tirou debaixo da mesa um frasco grande, de boca larga. Colocou-o sobre a mesa, ao lado de uma pilha de pedras do tamanho de um punho, e perguntou:
“Quantas pedras vocês acham que cabem neste frasco?” Após alguns números serem atirados pelos presentes, começou a colocar as pedras, até encher o frasco.
Perguntou, então: “Está cheio?”
Todos olharam para o frasco e disseram que sim.
Em seguida, ele tirou um saco com pedrinhas bem pequenas debaixo da mesa. Colocou parte das pedrinhas dentro do frasco e agitou-o. As pedrinhas penetraram pelos espaços encontrados entre as pedras grandes.
O consultor sorriu, com ironia, e repetiu: “Está cheio?”
Dessa vez, os ouvintes duvidaram: “Talvez não…”.
“Muito bem!” – exclamou o consultor, pousando sobre a mesa um saco com areia, que começou a despejar no frasco.
A areia filtrava-se nos pequenos buracos deixados pelas pedras e pelas pedrinhas.
“Está cheio?” – perguntou de novo.
“Não!” – exclamaram os ouvintes.
Pegou, então, um jarro e começou a deitar água dentro do frasco, que absorvia a água, sem transbordar.
Deu por encerrada a experiência e perguntou:
“Bom, o que acabamos de demonstrar?”
Um participante respondeu:
“Que não importa o quão cheia está a nossa agenda; se quisermos, conseguiremos sempre fazer com que caibam outros compromissos.”
“Não!” – concluiu o especialista – “O que esta lição nos ensina é que, se não colocamos as PEDRAS GRANDES primeiro, nunca seremos capazes de colocá-las depois.

Primeiro levaram os negros

Primeiro levaram os negros

Mas eu não me importei  com isso
Eu não era negro

De seguida levaram alguns operários
Mas eu não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como eu tenho o meu emprego
Também não me importei

Agora estão a levar-me
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Bertold Brecht

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Frase da semana #56

"Eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que, se não escolher, mesmo assim estarei a fazer uma escolha."

Não dependa...





"Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos."

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Leitor de mentes revela o seu segredo...


Numa eterna reticência

"Adoro reticências... Aqueles três pontos intermitentes  que insistem em dizer que nada está fechado, que nada acabou, que algo sempre está por vir! A vida faz-se assim! Nada pronto, nada definido. Tudo sempre em construção. Tudo ainda por se dizer... Nascendo... Brotando... Elevando-se... Vivo assim... Numa eterna reticência... Para quê colocar um ponto final? O que seria de nós sem a expectativa de continuação?"

 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

UFA!

 
* Já cá faltava uma piadinha referente ao fim do mundo.

Frase da semana #54

"Às vezes tudo que precisamos são 20 segundos de uma coragem insana. Literalmente 20 segundos de bravura destemida. E eu lhe prometo, algo maravilhoso virá disso."

DESABITUA-TE


"Desta janela em que escrevo, vejo os comboios a passar não muito longe de mim. Mas daqui quase não os escuto. No entanto, há casas que estão mesmo coladas à linha férrea. Antes, admirava-me como conseguiriam essas pessoas dormir. Agora já não. Porque falei com algumas e revelaram-me o segredo: “nos primeiros dias ninguém pára, mas depois a gente habitua-se, já nem se dá conta”, disseram-me elas. Eis a maravilhosa capacidade de nos habituarmos.

Mas depois, pus-me cá a pensar... na nossa vida, e prefiro chamar-lhe assim: eis a perigosa capacidade de nos habituarmos. Porque o barulho dos comboios é como tudo: quando nos conseguimos habituar, deixamos de dar conta. E vejo que nos costumamos habituar a coisas demais. O hábito faz-nos perder a atenção dos acontecimentos, rouba-nos o gozo das novidades, e o sabor irrepetível dos dias; impede-nos de crescer. As pessoas habituam-se a viver juntas, e deixam de prestar atenção umas às outras. Um casal habitua-se ao casamento, e perdem o gozo do namoro. Esquecem a necessidade de se seduzir todos os dias. Habituam-se. E esquecem-se que têm que se pedir um ao outro de novo em casamento, em cada manhã...

...Habituamo-nos a ser o que somos, e deixamos de sonhar em ser mais. Habituamo-nos ao ritmo quotidiano, a que chamamos vida, e deixamo-nos engolir por ele. Habituamo-nos às correrias, habituamo-nos às inutilidades sempre tão urgentes, habituamo-nos a andar tristes. Habituamo-nos a encher a boca de queixas e lamentos. E assim, deitamos fora a vontade de mudar e viver de novo cada dia que nos calha em sorte. E depois… depois ainda somos capazes de dizer, com o rosto triste e um encolher de ombros desolado: “É a vida! Temos que nos habituar!”

Não, não, amigo! Para ser verdadeiramente Vida, tens é que te desabituar!" R.S.
 
 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

À PORTUGUESA!!

O cariz internacionalista do povo português é peculiar:

# Se tem um problema para ultrapassar, diz que se vê grego;
# Se alguma coisa é difícil de compreender, diz que é chinês;
# Se trabalha de manhã à noite, diz que é um mouro;
# Se tem uma invenção moderna e mais ou menos inútil, diz que é uma americanice;
# Se alguém mexe em coisas que não deve, diz que é como o espanhol;
# Se alguém vive com luxo e ostentação, diz que vive à grande e à francesa;
# Se alguém faz algo para causar boa impressão aos outros, diz que é só para inglês ver;
# Se alguém tenta regatear o preço de alguma coisa, diz que é pior que um marroquino;

Mas quando alguma coisa corre mal... diz que é à PORTUGUESA!
 
in Selecções Reader's Digest, Dezembro 2012

Frase da semana #53

 
"SUCESSO NÃO SE TRATA DE QUANTO dinheiro ÉS CAPAZ DE FAZER, MAS SIM DA diferença QUE PODES FAZER NA VIDA DAS PESSOAS."

Michelle Obama

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Investir


Tudo o que não cresce, decresce e arrisca-se a desaparecer. Este parece ser um princípio básico da vida. Não há meio termo, ninguém fica de fora desta realidade. Se deixo de investir numa relação, ela não se aguenta; se não dou continuidade à minha formação, deformo-me inevitavelmente, e por aí fora… E quem não continua a investir na fé e no amor, corre o risco de perder ambas as coisas.”